Maior navio do mundo – Primeiro Maersk Triple-E entra em operação dia 28 de Junho, tendo sido batizado com o nome Maersk Mc-Kinney Møller.
Os novos navios Maersk classe Triple-E, destacam três princípios de desenvolvimento: Economia de escala, Eficiência energética e ambientalmente (Environmentally) melhorado, permitindo reduzir as emissões de CO2 em 50% por contentor movimentado.
A operação normal do navio será realizada com uma tripulação de 19 pessoas. É, contudo, possível operar o gigante com um grupo de 13. Se necessário, o navio pode acomodar um total de 34 pessoas.
Os navios serão demasiados grandes para atravessar o Canal do Panamá expandido e a sua principal rota deverá ser a ligação Ásia-Europa através do Canal do Suez.
Características principais:
Capacidade: 18.000 TEU
Comprimento: 400 metros
Calado: 14.5 metros
Boca: 59 metros
Altura: 73 metros
Porte Bruto: 165.000 toneladas
Propulsão: 2 Motores Diesel MAN gémeos, a dois tempos com curso ultra-longo, 32 Megawatts (43,000 hp) cada, com consumo de combustível de 168 g/kWh
Hélices: 2 Hélices gémeas, com quatro pás e 9.8 m de diâmetro
Velocidade optima: 19 nós
Velocidade máxima: 25 nós
(À velocidade de 20 nós, o consumo de combustível é reduzido em 37%; à velocidade de 17,5 nós o consumo de combustível é reduzido a metade)
Nota: O maior navio já construído foi o super-petroleiro Knock Nevis (458 metros). Este navio já não está em serviço tendo sido enviado para corte.
Fonte: Blog Jornal Portuário / 2013