O governo vai criar um sistema para sincronizar a chegada de navios e de caminhões no Porto de Santos. O objetivo é evitar filas nas estradas e engarrafamentos na área urbana da cidade na época de embarque da safra, que começa em fevereiro e atinge o pico nos meses de março, abril e maio.
Segundo o ministro da Secretaria Especial de Portos, Antonio Henrique Silveira, o sistema deve entrar em fase de testes em dezembro. Em janeiro, ele começa a funcionar e, em fevereiro, deve estar operando normalmente. “Vamos estabelecer uma cadeia inteligente”, afirmou.
O sistema prevê que o caminhão só poderá entrar no Porto de Santos quando a embarcação que receberá a carga já estiver lá. Para isso, será criado um sistema de agendamento, operado pela Secretaria de Portos.
Os caminhões que estiverem aguardando a chegada da embarcação poderão ficar em pátios, sendo um deles na Baixada Santista e pelo menos outros dois no planalto. São áreas que pertencem à União, uma no quilômetro 24 da Via Anhanguera, nas proximidades de Campinas, e outro em Ribeirão Pires.
Fonte: A Tribuna