Banner página

Notícias

Notícias

Impasse entre portuários e terminal pode chegar ao fim em Brasília

Créditos: Carlos Nogueira

Estivadores farão protesto durante a tarde

De volta à Brasília, representantes de estivadores, trabalhadores de capatazia e do terminal portuário Embraport se reúnem no Ministério do Trabalho para tentar um acordo que encerre a polêmica requisição de mão de obra no porto de Santos. É a segunda visita ao Distrito Federal em duas semanas.

Nesta manhã, as três partes estiveram reunidas na Capital para mais uma conversa, mas não conseguiram chegar a um consenso. No entanto, o presidente do Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, adiantou o que poderá acontecer no DF.

“Ficou no ar a ideia de que a empresa deverá dizer sim à proposta que o Governo Federal fez semana passada, prevendo um mês de avulsos na Embraport e negociação para posterior vinculação. Não entendo que isso seja o ideal, mas é o que temos”.

O sindicalista acha que o terminal portuário deve fazer suas operações com os avulsos durante um ano. O Governo Federal esperava que a empresa desse a resposta aos sindicalistas sobre a proposta de acordo na quinta da semana passada, mas isso não ocorreu até o momento.

A Embraport limita-se a dizer que “segue negociando com os sindicatos dos Estivadores e dos Operários Portuários para a contratação de trabalhadores com vínculo empregatício, como previsto na nova Lei dos Portos”.

As duas categorias prometem fazer um novo protesto nesta quarta, às 14h, atrás da Alfândega, no Centro de Santos, caso não haja acordo em Brasília.

 

Fonte: A Tribuna