Importadores e exportadores do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul terão, a partir de março, um serviço para a Ásia, com a implementação da nova rota da TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Na opinião dos profissionais que atuam na área de comércio exterior, o novo serviço deve trazer inúmeras vantagens aos empresários e também garantir mais agilidade ao setor logístico.
De acordo com a TCP, o serviço SSA (Sino South América) é exclusivo do armador PIL (Pacific International Lines), terá frequência quinzenal e será um serviço expresso Brasil.
Na opinião do consultor comercial do Grupo Casco Comércio Exterior e Logística, Everton José Leite, para quem compra ou vende produtos no mercado internacional essa é uma oportunidade de ampliar os negócios, devido à maior frequência e regularidade nos embarques. “Com novas rotas e mais frequentes para a Ásia, as tarifas também devem apresentar valores mais atrativos”, analisa.
Leite comenta que os países asiáticos são antigos parceiros comerciais do Brasil, entretanto, devido à crise econômica dos últimos três anos, algumas rotas marítimas deixaram de ser utilizadas pelos armadores. Com esse novo serviço da TCP, ele acredita que esse vínculo comercial será restabelecido, uma vez que a economia brasileira está dando sinais de reaquecimento.
Segundo a TCP, o serviço SSA deve ser inaugurado no dia 1.º de março com a chegada do navio “Kota Gunawan” ao Porto de Paranaguá, onde serão embarcados produtos como cargas congeladas (reefer), couro, minério, papel e madeira. O navio segue viagem para Navegantes e tem na sua rota os portos de Shangai, Ningbo, Shekou, Singapura e Rio de Janeiro.
Fonte: Comex Brasil