A operadora portuária Santos Brasil passa a contar com um novo sistema de averbação e registro de cargas, a fim de agilizar a liberação das mercadorias que chegam ao Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, administrado pela empresa.
O início das operações do software foi anunciado ontem pela operadora.
Segundo a empresa, em um primeiro momento, o novo sistema está disponível para clientes e profissionais que atuam no despacho da documentação de operações portuárias. Ainda no primeiro trimestre do próximo ano, a companhia portuária pretende ampliar o serviço para suas unidades logísticas.
O diretor de Tecnologia da Informação da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini, explica que a implantação desse sistema reduziu para 10 minutos, em média, o tempo do processamento da averbação e do registro das mercadorias. Antes, essa atividade era realizada manualmente e estava atrelada ao horário administrativo.
A averbação e o registro de uma carga são procedimentos aduaneiros exigidos na declaração e para a liberação desses produtos, quer eles estejam sendo importados ou exportados.
O sistema implantado pela Santos Brasil garante a automatização desse processo, acelerando a conclusão do despacho. Como consequência, uma vez que a carga permanece um menor tempo armazenada, há a redução do custo operacional.
A nova ferramenta permite que o andamento desse processo seja consultado através de qualquer computador, 24 horas por dia, mesmo aos finais de semana e feriados.
O software foi desenvolvido pela própria equipe de TI da Santos Brasil. Sua elaboração integra a estratégia da empresa de “investir fortemente em tecnologia e inovação para agregar valor a sua operação, incrementando a gama de serviços oferecidos e proporcionando mais facilidade e conforto ao cliente”, informou a companhia, em nota.
Instalado na Margem Esquerda do Porto, na cidade de Guarujá, o Tecon é administrado pela Santos Brasil há 15 anos, desde quando seus sócios venceram o leilão da instalação. Nesse período, foram investidos na unidade mais R$ 3 bilhões.
A produtividade do Tecon é a mais alta do Brasil. Tem uma média mensal de 80 mph (movimentos por hora), com um recorde histórico de 81,86 mph, registrado em abril 2012. Em janeiro do ano passado, foi batida a marca de 155,5 mph na operação de um único navio.
Fonte: A Tribuna