Banner página

Notícias

Notícias

Participação de importados no consumo aumenta para 21,8%

A participação dos produtos importados no consumo nacional cresceu no terceiro trimestre deste ano. O coeficiente de penetração das importações aumentou 0,7 ponto percentual frente ao segundo trimestre e alcançou 21,8%. Foi o 14º consecutivo de expansão do indicador. As informações são do estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado nesta quinta-feira (14), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “A expansão do indicador é explicada, principalmente, por dificuldades do lado da oferta, com a perda de competitividade da indústria brasileira”, diz o estudo feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Na indústria de transformação, a participação dos insumos importados na produção aumentou 0,6 ponto percentual no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior e alcançou 20,3%. Os setores da indústria de transformação em que o coeficiente de importação teve maior expansão foi o de produtos farmacêuticos, o de derivados do petróleo, de máquinas e materiais elétricos e informática, eletrônicos e ópticos. Na indústria extrativa, o coeficiente de penetração das importações foi de 53,4%. O economista da CNI Macelo Azevedo explica porque a participação dos produtos importados no consumo nacional cresce há 14 trimestres consecutivos.

EXPORTAÇÕES– O coeficiente de exportação a preços correntes, que indica o percentual de participação das vendas externas no faturamento da indústria, ficou em 19,2% no terceiro trimestre, igual ao do segundo trimestre. “O coeficiente reflete o fraco desempenho externo dos produtos industrializados nacionais”, afirma o estudo. Na indústria extrativa, o coeficiente de exportação alcançou 67,3% e, na indústria de transformação, 15,7%.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria