Porto de Santos busca se destacar como referência em sustentabilidade e tecnologia portuária
O Porto de Santos, responsável por movimentar cerca de 30% das trocas comerciais do Brasil com o mundo, não quer ser apenas uma potência econômica, mas também um símbolo de sustentabilidade e inovação. Durante uma audiência entre a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, foi apresentada uma visão ambiciosa para o futuro do complexo.
Um dos projetos é a criação de uma usina de Hidrogênio Verde, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis, utilizando energia com baixa emissão de carbono. A singularidade do Porto de Santos, que já conta com uma usina hidroelétrica, coloca-o em posição estratégica para liderar nessa iniciativa. Pomini ressaltou que a água necessária para a produção virá da usina de tratamento de água e esgoto do próprio Porto.
Além disso, antigos armazéns passarão por uma transformação, dando lugar a uma área de lazer com restaurantes. O Armazém 7 abrigará um centro tecnológico, tornando-se uma referência em tecnologia portuária, com espaço para incubadoras e startups.
A ministra Luciana Santos expressou seu apoio ao projeto, destacando a prioridade do Ministério na transição energética. Ela sugeriu a possibilidade de apoio do MCTI por meio dos editais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), fortalecendo ainda mais a visão inovadora do Porto de Santos.
Fonte: Guia Marítimo