Ao final do evento, o deputado federal Beto Mansur (PP) pretende levar as questões abordadas para a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Gargalos de infraestrutura e as críticas de empresários são os principais pontos.
“Saem daqui questões que são debatidas por pessoas que vivem a realidade da falta de infraestrutura. Nada mais justo do que levá-las ao Governo e é isso que eu pretendo fazer em Brasília”, afirmou Mansur.
No primeiro dia
A Secretaria de Portos (SEP) pretende se unir ao Ministério dos Transportes para aumentar a capacidade das ferrovias que seguem em direção à Baixada Santista. O objetivo é alavancar a movimentação de cargas sobre trilhos, reduzindo custos, retirando carretas das rodovias e, consequentemente, desafogando o trânsito.
A iniciativa foi apresentada pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, durante o evento. “O Governo tem interesse de aumentar a condição de movimentação de carga através de trens. E eu, pessoalmente, descobri que tenho condições de ajudar nesse sentido quando estive na região na semana passada”, disse o chefe da SEP, que há cerca de dez dias optou por fazer de trem o trajeto entre São Paulo e Santos.