Banner página

Notícias

Notícias

Segunda audiência pública sobre as intervenções do Parque Valongo acontece em Santos, SP

Parque Valongo será implantado em área do Governo Federal, que inclui os armazéns 4, 5 e 6 do Porto de Santos. Audiência acontece nesta quarta-feira (26), às 18h, na Associação Comercial de Santos.

A segunda audiência pública referente às intervenções do Parque Valongo e a ocupação dos demais armazéns do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, acontece nesta quarta-feira (26), às 18h, na Associação Comercial de Santos. A audiência é realizada pela Prefeitura de Santos e pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

O Parque Valongo será implantado em área do Governo Federal, que inclui os armazéns 4, 5 e 6 do Porto de Santos, e que foi cedida ao município. O equipamento prevê acesso dos visitantes ao canal do porto. Haverá espaços multiuso, com novo mobiliário, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e locais para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais.

Segundo a prefeitura, essa é a segunda audiência realizada, com o objetivo de ouvir as contribuições, críticas e sugestões ao projeto. A Associação Comercial de Santos fica localizada na Rua Quinze de Novembro, 137, no Centro de Santos.

Porto Valongo

Em maio, a Autoridade Portuária fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos. Trata-se do trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que reúne os armazéns 4, 5 e 6. O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

No dia 15 de maio foi assinado o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil, empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, que abrigará o Terminal STS 11.

O termo no valor de R$15 milhões, vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo. As obras serão realizadas pela COFCO. A edificação será integrada ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais.

Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar