Ecoporto conquistou certificações relativas às normas ISO 9.001 e 14.001 e Ohsas 18.001
A operadora portuária Ecoporto Santos atualizou suas certificações relativas às normas ISO 9.001 e 14.001 e Ohsas 18.001. A avaliação foi do Bureau Veritas. As normas se referem ao compromisso de atender, de forma sustentável, requisitos como qualidade, saúde ocupacional, meio ambiente e segurança no terminal da empresa, que fica no Cais do Saboó, no Porto de Santos.
Segundo o terminal, as três normas compõem seu Sistema de Gestão Integrada. As certificações foram atualizadas após três meses de trabalhos, que envolveram diversos departamentos e equipes da empresa.
As normas foram desenvolvidas pela Organização Internacional de Normalização (ISO, na tradução do inglês). A 9.001 trata especificamente da padronização de serviços. Já a 14.001 visa garantir o equilíbrio e a proteção do meio ambiente, prevenindo a poluição e os potenciais problemas à sociedade.
A Ohsas 18.001 define os requisitos mínimos para se obter as melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional.
Empenho
Segundo o responsável pela área de sustentabilidade do Ecoporto Santos, Gabriel Jordão, várias áreas da empresa se comprometeram a garantir as certificações. “As responsabilidades foram compartilhadas e o comprometimento de todos foi fundamental para que o objetivo fosse alcançado em tão pouco tempo”, explicou.
Para o Ecoporto Santos, a manutenção das certificações é um compromisso assumido com os diversos órgãos reguladores e fiscalizadores do setor e também com clientes e a sociedade.
Fonte: A tribuna