Retomada das economias globais e revisão favorável para o PIB do Brasil em 2020 no relatório Focus contribuem para o movimento de redução dos prêmios
SÃO PAULO – Dando prosseguimento ao movimento da última sexta-feira, os prêmios dos títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto recuam na manhã desta segunda-feira.
O inicio da semana é marcado por um sentimento de menor aversão ao risco por parte dos investidores no mercado global, com as atenções mais voltadas ao processo de reabertura das economias.
No fronte doméstico, o maior apetite ao risco também prevalece, com o Ibovespa em leve alta de 0,05%, às 10h23, de volta aos 100 mil pontos.
Contribui para o otimismo a revisão favorável pela segunda semana seguida do mercado financeiro das projeções para a contração da economia brasileira.
Segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta manhã, economistas agora esperam por uma retração de 6,10% do PIB neste ano, abaixo da queda de 6,50% estimada anteriormente.
Para 2021, a expectativa para o crescimento da economia brasileira se manteve em uma expansão de 3,50% do PIB.
Com relação à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os economistas consultados projetam alta de 1,72% em 2020, um pouco acima do avanço de 1,63% da semana anterior. Já em 2021, a inflação deve ficar em 3,00%, sem alterações na comparação com o último levantamento.
Outra noticia positiva da agenda doméstica partiu do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br), da Fundação Getulio Vargas (FGV), que caiu 7,3 pontos na passagem de junho para julho, de acordo com a prévia do indicador deste mês divulgada em edição extraordinária nesta segunda-feira.
Mercado hoje
No Tesouro Direto, entre os papéis prefixados, o título com vencimento em 2023 recuava de 4,20% ao ano, na tarde de sexta, para 4,15% hoje, enquanto o juro pago pelo mesmo papel com prazo em 2026 caía de 6,15% a.a. para 6,08%.
Entre os títulos indexados à inflação, o papel com vencimento em 2026 pagava nesta manhã uma taxa de 2,31%, ante 2,36% na sessão passada. Já o prêmio oferecido pelos títulos com vencimentos em 2035 e 2045 cedia de 3,79% para 3,76%.
No câmbio, seguindo a toada recente, o dólar opera sem grande variação ante o real, negociado a R$ 5,36 às 10h23, com leve alta de 0,04%.
Cena global
As bolsas internacionais operam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas pela expectativa de que o pior tenha ficado para trás em relação à pandemia.
Ontem, Nova York teve seu primeiro dia sem mortes pela Covid-19 desde março, ainda que a Flórida, por outro lado, tenha registrado seu maior número de casos em um só dia, com 15,3 mil novas infecções.
Sinalizações quanto à retomada da economia global também vêm das cotações em alta do preço do minério de ferro. Na sessão desta segunda-feira (13), os preços spot da commodity com pureza de 62% negociada no porto de Qingdao, na China, atingiram US$ 111,85 a tonelada, com alta de 4,5%, no nível mais alto desde agosto de 2019.
Na agenda de indicadores da semana, as atenções se voltam para o PIB chinês do segundo trimestre, na quarta-feira (15), no mesmo dia em que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) divulga o Livro Bege, com a avaliação dos dirigentes da autoridade monetária sobre a economia americana.
Fonte: InfoMoney