Banner página

Notícias

Notícias

Trabalhadores do Porto de Santos serão vacinados contra a Covid-19 a partir de 1º de junho

Prefeitura de Santos disse que está preparada para dar início à imunização assim que as doses forem recebidas.

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (26), que a vacinação dos trabalhadores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, contra a Covid-19 acontecerá a partir do dia 1º de junho. Segundo o governo estadual, cerca de 21 mil portuários serão contemplados.

“No dia 1º de junho, 21 mil pessoas deverão tomar a vacinação e precisamos que o Ministério da Saúde também nos envie essas doses. O quantitativo de doses enviadas não é o suficiente para que a gente possa fazer a totalização desse público-alvo”, disse Regiane de Paula, Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização.

Segundo o governo estadual, qualquer trabalhador portuário poderá tomar a vacina, incluindo os funcionários administrativos. Nessa estratégia será solicitado um documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário.

O Ministério da Saúde disse que a partir da noite desta terça-feira (25) começou a enviar doses para vacinação de mais de 202 mil pessoas desses grupos prioritários em todos os estados e no Distrito Federal.

A Prefeitura de Santos afirmou, nesta quarta-feira, que recebeu sinalização positiva do Governo Federal sobre o envio das doses para a vacinação dos portuários. A cidade está preparada para dar início à imunização assim que as doses forem recebidas. Ainda não há informações sobre os locais de vacinação.

 

Reivindicação

A antecipação da vacinação dos trabalhadores portuários contra a Covid-19 atende às reivindicações feitas por sindicatos de diversas categorias portuárias.

Eles relataram que a imunização da classe, que está trabalhando presencialmente desde o início da pandemia do novo coronavírus, é necessária e deveria ter prioridade no calendário de imunização, assim como trabalhadores da área da Saúde e da Segurança.

Os representantes dos trabalhadores fizeram protestos e chegaram a se reunir com o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), na semana passada, para pedir o apoio do governo municipal.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar