Motivo é o impasse com a Embraport no sistema de contratação.
Empresa diz que nova proposta foi apresentada aos trabalhadores.
Trabalhadores portuários de Santos, no litoral de São Paulo, se reuniram para um protesto na manhã desta quinta-feira (31) no posto de escalação 3 do órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), no porto. O motivo do ato é o impasse com a Embraport no sistema de contratação dos trabalhadores.
Os portuários se reuniram logo cedo e o impasse é com a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), que trabalha com terminal de contêineres. Eles alegam que a empresa não quer entrar em um acordo da contração de 50% pela CLT e 50% pelo avulso, que é pelo Órgão Gestor de Mão de Obras (Ogmo).
A empresa afirma que fez essa proposta aos trabalhadores do porto, mas os estivadores e os trabalhadores da capatazia negam. Mais cedo, o representante do sindicato fez uma reunião com os trabalhadores para que eles continuem mobilizados até entrarem em um acordo com a Embraport.
A Embraport mandou um email para a redação e volta a dizer que uma nova proposta foi apresentada para os estivadores e operários portuários na última quinta-feira (24). A empresa prevê que as operações continuem com metade de mão de obra avulsa e metade contratada pela CLT até dezembro. O sindicato disse que aceita essa proposta, mas eles querem um acordo válido por pelo menos um ano.
Fonte: G1 Santos e Região